ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PEDAGOGIA
(ENADE- 2011 - ADAPATADO)
A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d’água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes.
Segundo a teoria piagetiana, a aprendizagem de Pedro foi gerada pelo processo de:
comparação entre informações contrastantes diferentes da realidade aliada ao reforço do conhecimento anterior.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da capacidade de compreensão e estruturação cognitiva.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
reforço negativo por parte dos colegas, da professora e da família, fazendo com que Pedro se confundisse.
A perspectiva da Educação Inclusiva propõe que as instituições de ensino atendam a todas as crianças, seja com ou sem necessidades educativas especiais, primada nos princípios democráticos e éticos. Neste sentido, faz-se necessário às instituições de ensino discutir e propor adaptações e complementações curriculares, dentre outras ações, de modo a consolidar a educação inclusiva. Vimos que, “nos casos de surdez acentuada, severa ou profunda, a oralidade pode tornar-se mais difícil, sendo necessário utilizar aparelhos de amplificação e ainda contar com apoio especializado de fonoaudiólogo” (Brasil, 2006, p 17).
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2. ed. SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da inclusão).
Em relação à prática pedagógica com o aluno que apresenta surdez analise as assertivas a seguir.
I – O professor deve realizar vivências com a turma para que eles compreendam mais ou menos o que é a surdez. O professor pode tentar falar sem emissão de sons, apenas movendo os lábios;
II – O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-surdo e a participação dessas crianças surdas nas atividades especificas para esse grupo de alunos por meio de conversas e brincadeiras;
III – O professor deve propor o máximo de experiências reais de aprendizagem: passeios, visitas, com apoio do tradutor e intérprete para que haja acesso às informações verbais e ainda com o registro por fotos.
IV - O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-ouvinte e a participação da criança surda em atividades cívicas, comemorativas, rodas de conversas, brincadeiras.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
Para que o aluno do curso de Pedagogia possa identificar os pressupostos básicos de sua escolha pela profissão docente, dos espaços de aprendizagem por onde já andou e, ainda, caminha, bem como as suas escolhas didáticas, ele precisa:
I – Estabelecer ligações entre os fatores da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que esta se pretendendo formar – sua história de vida.
II – Identificar o espaço da sala de aula como lugar de saber e de sabores – um aprendizado humano.
III – Compreender e refletir sobre as nossas escolhas pedagógicas, quer seja como aluno mas também como profissional.
IV – Reconhecer-se sempre como um profissional que, por estar se formando precisa apenas de lutar por seu futuro diploma.
V – Explicar as relações entre o que faz hoje como aluno e tudo o que já escolheu, que determina uma forma única de agir e de se posicionar no mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e V.
I e II.
I, II e III.
I, III, IV, V.
III e IV.
Segundo o PLANO DE ATIVIDADES definido para os estágios do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, o trabalho intensivo de observação proposto durante a permanência do aluno deste curso nas escolas campo de estágio, assegura a ambos – escola estagiada e estagiário, um trabalho compatível com o que se pretende nesse momento da formação docente do nosso alunado.
Isso nos revela que o Estágio:
supõe uma relação pedagógica criada entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente montado para o trabalho e um aluno qualquer.
supõe uma relação pedagógica interativa entre alguém que já é um profissional escolhido em um ambiente qualquer de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica liberal entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho com alunos permanentes.
supõe uma relação pedagógica autoritária entre alguém que já é um profissional definido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.
A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.
O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.
Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
comparação entre informações contrastantes diferentes da realidade aliada ao reforço do conhecimento anterior.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da capacidade de compreensão e estruturação cognitiva.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
reforço negativo por parte dos colegas, da professora e da família, fazendo com que Pedro se confundisse.
A perspectiva da Educação Inclusiva propõe que as instituições de ensino atendam a todas as crianças, seja com ou sem necessidades educativas especiais, primada nos princípios democráticos e éticos. Neste sentido, faz-se necessário às instituições de ensino discutir e propor adaptações e complementações curriculares, dentre outras ações, de modo a consolidar a educação inclusiva. Vimos que, “nos casos de surdez acentuada, severa ou profunda, a oralidade pode tornar-se mais difícil, sendo necessário utilizar aparelhos de amplificação e ainda contar com apoio especializado de fonoaudiólogo” (Brasil, 2006, p 17).
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2. ed. SEESP/MEC. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da inclusão).
Em relação à prática pedagógica com o aluno que apresenta surdez analise as assertivas a seguir.
I – O professor deve realizar vivências com a turma para que eles compreendam mais ou menos o que é a surdez. O professor pode tentar falar sem emissão de sons, apenas movendo os lábios;
II – O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-surdo e a participação dessas crianças surdas nas atividades especificas para esse grupo de alunos por meio de conversas e brincadeiras;
III – O professor deve propor o máximo de experiências reais de aprendizagem: passeios, visitas, com apoio do tradutor e intérprete para que haja acesso às informações verbais e ainda com o registro por fotos.
IV - O professor deve desenvolver atividades que favoreçam a interação surdo-ouvinte e a participação da criança surda em atividades cívicas, comemorativas, rodas de conversas, brincadeiras.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
Para que o aluno do curso de Pedagogia possa identificar os pressupostos básicos de sua escolha pela profissão docente, dos espaços de aprendizagem por onde já andou e, ainda, caminha, bem como as suas escolhas didáticas, ele precisa:
I – Estabelecer ligações entre os fatores da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que esta se pretendendo formar – sua história de vida.
II – Identificar o espaço da sala de aula como lugar de saber e de sabores – um aprendizado humano.
III – Compreender e refletir sobre as nossas escolhas pedagógicas, quer seja como aluno mas também como profissional.
IV – Reconhecer-se sempre como um profissional que, por estar se formando precisa apenas de lutar por seu futuro diploma.
V – Explicar as relações entre o que faz hoje como aluno e tudo o que já escolheu, que determina uma forma única de agir e de se posicionar no mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e V.
I e II.
I, II e III.
I, III, IV, V.
III e IV.
Segundo o PLANO DE ATIVIDADES definido para os estágios do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, o trabalho intensivo de observação proposto durante a permanência do aluno deste curso nas escolas campo de estágio, assegura a ambos – escola estagiada e estagiário, um trabalho compatível com o que se pretende nesse momento da formação docente do nosso alunado.
Isso nos revela que o Estágio:
supõe uma relação pedagógica criada entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente montado para o trabalho e um aluno qualquer.
supõe uma relação pedagógica interativa entre alguém que já é um profissional escolhido em um ambiente qualquer de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica liberal entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho com alunos permanentes.
supõe uma relação pedagógica autoritária entre alguém que já é um profissional definido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.
A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.
O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.
Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
Para que o aluno do curso de Pedagogia possa identificar os pressupostos básicos de sua escolha pela profissão docente, dos espaços de aprendizagem por onde já andou e, ainda, caminha, bem como as suas escolhas didáticas, ele precisa:
I – Estabelecer ligações entre os fatores da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que esta se pretendendo formar – sua história de vida.
II – Identificar o espaço da sala de aula como lugar de saber e de sabores – um aprendizado humano.
III – Compreender e refletir sobre as nossas escolhas pedagógicas, quer seja como aluno mas também como profissional.
IV – Reconhecer-se sempre como um profissional que, por estar se formando precisa apenas de lutar por seu futuro diploma.
V – Explicar as relações entre o que faz hoje como aluno e tudo o que já escolheu, que determina uma forma única de agir e de se posicionar no mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e V.
I e II.
I, II e III.
I, III, IV, V.
III e IV.
Segundo o PLANO DE ATIVIDADES definido para os estágios do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, o trabalho intensivo de observação proposto durante a permanência do aluno deste curso nas escolas campo de estágio, assegura a ambos – escola estagiada e estagiário, um trabalho compatível com o que se pretende nesse momento da formação docente do nosso alunado.
Isso nos revela que o Estágio:
supõe uma relação pedagógica criada entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente montado para o trabalho e um aluno qualquer.
supõe uma relação pedagógica interativa entre alguém que já é um profissional escolhido em um ambiente qualquer de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica liberal entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho com alunos permanentes.
supõe uma relação pedagógica autoritária entre alguém que já é um profissional definido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.
A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.
O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.
Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
I, II e V.
I e II.
I, II e III.
I, III, IV, V.
III e IV.
Segundo o PLANO DE ATIVIDADES definido para os estágios do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, o trabalho intensivo de observação proposto durante a permanência do aluno deste curso nas escolas campo de estágio, assegura a ambos – escola estagiada e estagiário, um trabalho compatível com o que se pretende nesse momento da formação docente do nosso alunado.
Isso nos revela que o Estágio:
supõe uma relação pedagógica criada entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente montado para o trabalho e um aluno qualquer.
supõe uma relação pedagógica interativa entre alguém que já é um profissional escolhido em um ambiente qualquer de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica liberal entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho com alunos permanentes.
supõe uma relação pedagógica autoritária entre alguém que já é um profissional definido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.
A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.
O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.
Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
supõe uma relação pedagógica criada entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente montado para o trabalho e um aluno qualquer.
supõe uma relação pedagógica interativa entre alguém que já é um profissional escolhido em um ambiente qualquer de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
supõe uma relação pedagógica liberal entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho com alunos permanentes.
supõe uma relação pedagógica autoritária entre alguém que já é um profissional definido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário.
Uma aluna X do curso de Pedagogia, no ano de 2017, apresentou em um dos trabalhos de Prática Pedagógica, que tinha como objetivo descrever sobre a sua sala de aula virtual, alguns olhares interessantes a respeito desta sala de aula no ambiente virtual.
A referida aluna apresentou que enxergava o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem -, como “uma rosa com espinhos”, pois para “chegar na rosa, primeiramente, deveria passar pelos espinhos”. Sendo a rosa como a sua fromação profissional e os espinhos, o caminho percorrido por meio das atividades propostas.
O AVA, foi por ela descrito, como um ambiente de aprendizagem didático, social e humanizado, pois contribui para a formação profissional e, também, para as relações humanas.
Todas as ideias acima descritas dizem respeito ao:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, imitando sala de aula, pois revela como tal situações inusitadas de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, igual a uma sala de aula que insinua, como tal, situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas indefinidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula que revela como tal situações próprias de aprendizagem e relações pedagógicas claramente definidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e explorado por nós do curso de Pedagogia a distância, enquanto sala de aula típica que, quando ilustra situações diferentes de aprendizagem, demonstra relações pedagógicas defendidas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – desenvolvido e usado por nós do curso de Pedagogia a distância, como se fosse sala de aula presencial, pois revela como tal situações obscuras de aprendizagem e relações pedagógicas pouco definidas.
Ao longo do curso de Pedagogia o aluno discute amplamente, tanto nos conteúdos teóricos, mas principalmnete nas dsiciplinas práticas, sobre a formação e a identidade do professor como educador dentro de sua área de formação.
Isto porque:
Estuda-se como identificar os caminhos do trabalho do pedagogo enquanto educador, tanto na gestão como nos diferentes níveis de ensino; reflete-se sobre o espaço e o papel do pedagogo no trabalho com a INCLUSÃO – na Educação Básica; busca-se discutir as características e didática do professor “alfabetizado” sob o ponto de vista tecnológico e ao final procura-se situar o trabalho do pedagogo como profissão docente.
Acerca das duas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Observe a figura:

Figura: Golfinhos. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/golfinho/481162. Acesso em: 10 fev. 2019.
Em uma aula de Ciências, alguns alunos discutiam sobre a classificação dos animais. Laura, aluna do 5º ano afirmou que o golfinho é um mamífero. Inconformado, Bernardo argumentou: “São mamíferos: porco, cachorro, vaca, cujos filhotes mamam. O golfinho vive dentro d’água, tem nadadeiras, logo é um peixe”. A maior parte dos alunos concordou com Bernardo, mas todos mudaram de opinião ao assistir um filme que a professora apresentou, no qual os filhotes de golfinhos eram amamentados. Dessa forma, Bernardo notou que habitar fora da água não é uma condição para que o animal seja mamífero, assim como, ter nadadeiras e viver na água não são características exclusiva dos peixes.
A aprendizagem de Bernardo foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
Embora o tempo, o espaço e o movimento sejam categorias básicas na área de Ciências Humanas, não se pode deixar de valorizar também a crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e, especialmente, à produção de conhecimentos e saberes, frutos de diferentes circunstâncias históricas e espaços geográficos. O ensino de Geografia e História, ao estimular os alunos a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, não só favorece o desenvolvimento autônomo de cada indivíduo, como também os torna aptos a uma intervenção mais responsável no mundo em que vivem.
Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em 02/02/19.
A partir da leitura do texto anterior, avalie as afirmações que se seguem sobre o que o ensino da História e Geografia deve enfatizar, considerando a formação integral do aluno.
I- As Ciências Humanas devem estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e á própria coletividade;
II- É necessário o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.
III- Cabe, cultivar a formação de alunos intelectualmente autônomos, com capacidade de articular categorias de pensamento histórico e geográfico em face de seu próprio tempo, percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas, com base na diversidade de pontos de vista.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.
O tempo de duração da escolaridade obrigatória no Brasil teve alterações de acordo com a lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, tornando obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública.
Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, e o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físicos, psicológicos e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matricula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
É correto o que se afirma em:
I.
II e III.
I, II e III.
I e III.
I e II.